quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A maneira mística de viver



A comida, costumes, relacionamentos, espiritualidade, Gurus e Ioga, tão peculiares, interessantes e misteriosos, que atraem cada vez mais brasileiros e o mundo ao sub-continente Índia. Na Índia a espiritualidade e a religião fazem parte do dia-dia das pessoas. A religião pode ser considerada mais como um “modo de vida”, que ensina uma maneira diferente de conceber a vida e a morte.

O curioso é compreender como os indianos conseguem manter tradições e valores espirituais em meio à vida moderna, competitiva e preocupada com valores materiais. Conhecendo sua história, descobrimos que o indiano tem uma capacidade afiada de assimilar culturas e valores, sem que esses interfiram diretamente na suas crenças espirituais e religiosas, fundadas há pelo menos 5.000 anos.

A Índia de tradição hindu tem uma história recheada de invasões. Assimilando ou não os valores do outro, sempre conseguiu manter vivos seus fundamentos culturais.

No período mais remoto, no séc III a.C. foi dominada pelos persas; no século VII foi invadida pelos árabes, os quais reinaram por 400 anos com a total hegemonia muçulmana; mais recente, no século XIX, foi invadida e dominada pelos ingleses, sendo colônia da Inglaterra durante quase 150 anos.

Foi só em 1947 que a Índia declarou sua independência do governo britânico, diante da trajetória histórica de Mahatma Gandhi, um dos maiores líderes pacifistas do mundo, que pregava a não-violência e conceitos espirituais baseados na filosofia védica.

A religião Hinduísta predomina em 82,6% da população. Num país de cerca de 1bilhão e 100 milhões de habitantes, 82,6% de hindus é muita gente. O restante pratica o islamismo (10%), cristianismo (2,4%), sikhismo (2%), budismo (0,7%), jainismo (0,5%) e outras pequenas seitas religiosas.

O hinduísmo é fundamentado nos Vedas, escrituras sagradas com pelo menos 5.000 anos de existência, que contém ensinamentos nas áreas da medicina, rituais, astronomia, auto-conhecimento e práticas espirituais. É nesses Vedas que encontramos as respostas para compreender costumes e modos de vida dos indianos.

A parte dos Vedas que lida com o problema básico do ser humano é chamada de Moksasastra ou Vedanta, encontrada no final de cada Veda. Esse ensinamento propriamente dito encontra-se na forma de diálogo entre professor e aluno, que são chamados de Upanishads. E ao atingir a compreensão e discernimento deste corpo de conhecimento de forma tradicional, alcança-se moksa , o conhecimento de si mesmo, ou a paz duradoura, ou ainda, a liberação. Essa liberdade, ao contrário do significado ocidental, está associada ao estar livre do sofrimento e das infelicidades da alma.

Para os hindus, a solução está na compreensão de si mesmo e suas infelicidades.

E para atingir essa compreensão, muitos buscam encontrar um mestre espiritual que os ensinem o caminho e os ensinamentos tradicionais dos vedas. Por isso é que a tradição dos Gurus espirituais ainda é muito viva em todos os cantos do país.

E são muitos os conhecidos por aqui...com certeza você já ouviu falar de algum!!!!

Um comentário:

ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA disse...

LINDO CARINA! MUITO LINDO!
PARABÉNS
SENTI VONTADE DE ESTAR PRESENTE, PARTICIPAR.
QUE TAL COLOCAR UMA FOTO NOSSA? AQUELA COM O AMIT, O ANANDA E A LALITA?